terça-feira, 26 de junho de 2012

[Resenha]: The Hunger Games - Livro Um, de Suzanne Collins


Finalmente li o tão proclamado The Hunger Games (Jogos Vorazes)! Comprei até em inglês e em hardcover de tão animada que eu estava para ler. Gostei bastante do livro, dinâmico, cheio de ação e inovador! Mas pelo livro ser tão comentado acabou me decepcionando um pouquinho. Minha imaginação foi estupenda, fiquei esperando uma história cheia de sangue e delírio, o qual não foi tão longe assim. Bom, mas não liguem muito para essa parte porque o importante é que o livro seja bom e que divirta. Não que você vá dar umas boas risadas lendo Jogos Vorazes, porém vai... se emocionar e ficar sem dormir só para saber o final. 

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes? 

Nunca tinha lido uma distopia. É diferente, mas interessante também. A sociedade é bem sofrida e a Katniss uma guerreira. No início explica como funciona esse novo mundo. É algo futurístico, mas parece que a autora pega alguns aspectos do passado como o fato das pessoas caçarem animais e colherem frutas silvestres. 

O Jogos Vorazes me lembrou muito os Reality Show, ou melhor, ele é um. E ainda por cima é um Reality Show da morte que só pode ter apenas um vencedor (óbvio, rs). Isso me deixou com o coração na boca por causa do casal romântico do trama: Katniss e Peeta. Se fosse um Big Brother da vida tudo bem afinal um pode vencer e depois que acabar o programa os dois ficam juntos, ué. Bom, mas não nesse caso. Todos os outros candidatos devem morrer para vencer! Ou seja, é um casal e são duas pessoas, portando apenas um pode vencer e quando isso acontecer nenhum dos dois vão conseguir ficar juntos pois um terá que morrer! E isso SE um deles for o vencedor... Então AARGH! Leiam de uma vez que irão descobrir o desfecho!

Como eu citei anteriormente existe o casal romântico Katniss e Peeta. AMO ELES! Diferentes do qual estamos acostumados os papéis deles são invertidos. Katniss caça e é fortona (não que ela tenha um monte de músculos, mas você entendeu né?) e Peeta é mais frágil, faz pães e enfeita bolos (lindo! haha). Nem pensem que é amor à primeira vista e meloso, afinal a protagonista é cega uma cabeça dura e a vida difícil. Obs: Existe um possível triângulo amoroso.

Essa resenha está em um estilo diferente das anteriores que eu fiz. Foi tudo motivado pela empolgação, haha. Ela está breve e mais informal. Enfim, estou sempre variando hehe :)

Editora: Scholastic Press (Versão Americana)
Autor(a): Suzanne Collins
Número de páginas: 374
Onde eu comprei: Amazon

2 comentários:

  1. Adoro Hunger Games. Não sou apaixonada por Peeta e Katniss como casal, mas gosto da dinâmica deles na arena.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem ligue, sempre tem aqueles fãs loucos que amam o casal (tipo eu) haaha
      Obrigada pela visita ^^

      Beijoos

      Excluir