sexta-feira, 15 de junho de 2012

[Resenha]: Memórias de uma Gueixa, de Arthur Golden


Se procurarem o que é gueixa no Google provavelmente vão encontrar o termo Prostituta de Luxo. É quase verdade, pelo menos no meu ponto de vista. E vocês apenas entenderão isso lendo "Memórias de uma Gueixa". Um dos meus livros favoritos! Farei o melhor possível para obter uma resenha decente, porém duvido que consiga descrever o quão maravilhosa esta obra é. Escreverei somente algumas partes importantes do início da história, pois mesmo tendo tantas coisas que eu gostaria de escrever não farei porque quero que vocês mesmos descubram lendo-o.

O livro conta o trajeto de Chiyo, a linda gueixa dos olhos azuis acizentados, que futuramente passa a se chamar Nitta Sayuri. Nascida de uma família de pescadores no Japão e em 1929 aos nove anos, com a mãe à beira da morte, conhece o Sr. Tanaka, a pessoa que muda completamente sua vida, talvez para muito melhor ou para muito pior, nem mesmo ela sabe. Devido a este homem ela é vendida junto com a sua irmã mais velha, Satsu, porém destinos diferentes são traçados para cada uma. Satsu vai para uma casa de prostitutas da redondeza enquanto a outra é comprada por uma casa de gueixas.
" Durante os primeiros poucos dias naquele lugar estranho, não me teria sentido pior se tivesse perdido braços e pernas em lugar de casa e família. " (pag. 50)
A menina estava confinada a trabalhar como doméstica para a okiya (um tipo de "agência" de gueixas) para sempre. Porém Mamãe (a "chefe" da casa) vê algo lucrativo em Chiyo, a beleza. Então ela resolve dar uma chance a garota matriculando-a numa escola de gueixas.
  
Em seu novo lar, Chiyo se torna amiga de Abóbora, uma menina aproximadamente de sua idade, desastrada e não muito bonita que também estava se preparando para ser uma gueixa. Juntas vão para a escola treinar a dança, o shamisen (espécie de banjo) e outras artes. E logo passa a ser invejada e odiada pela gueixa bem sucedida da casa, Hatsumomo. 
" - Eu ainda não tentei tornar a sua vida realmente horrível. " (pag. 76)
Infeliz com o seu destino, decide fugir pelos telhados para se encontrar com a Satsu. Acaba caindo, sendo flagra e ainda por cima nunca mais tem notícias da irmã, ou seja, apenas piorou a situação. É punida severamente esgotando todas as suas chances de ser uma gueixa. A partir daquele momento ela seria apenas uma criada endividada.

Durante um ano e meio, Chiyo já não tinha mais esperanças. Não tinha futuro, não tinha nada. Mas certo dia quando ela estava no jardim da escola observando as outras garotas, um homem aparece, o Presidente (dono da empresa Iwamura). Inicia-se uma breve conversa e depois ele oferece alguns trocados junto com um lenço para ela comprar sorvete. Porém não é isso que ela faz em seguida. Chiyo utiliza as moedas para fazer um desejo: Tornar-se uma gueixa para atrair outra vez a atenção de um homem como o Presidente. (Em outras palavras: Ela se apaixona pelo Presidente.)

Como isso seria possível? Ela não tinha mais chances.

Mas uma visita inesperada acontece. Mameha, uma das gueixas mais populares do japão, faz uma visita em seu estabelecimento para negociá-la. Uma proposta é feita: Tornar Chiyo uma gueixa, inclusive a própria Mameha se oferece como fiadora e mentora. A partir deste momento Chiyo descobre as verdadeiras faces das gueixas. Um mundo que apenas as aparências e o dinheiro importam, que a virgindade de meninas são leiloadas e disputadas para colecionar e o amor desprezado. Um futuro em que se dedicaria profundamente  no canto, na dança e nas artes e tudo para agradar aos outros.

A obra tem bastante páginas e é rico em detalhes. Cansativo? De jeito nenhum! Apreciei cada página minuciosamente de tão interessante que era. Quem narra é a própria Nitta Sayuri, já idosa, contando a sua jornada em forma de memórias. Ela me cativou completamente. Acompanhei cada passo, cada sofrimento e cada sacrifício seu. Tem cada frase inspiradora que nos faz querer parar para anotar.
“ É por isso que sonhos podem ser coisas perigosas: queimam como fogo, e às vezes nos consomem completamente.” (pag. 115)
“ Ás vezes – suspirou ele – acho que as coisas que recordo são mais reais do que as que vejo.” (pag. 450)
Apesar de todos os meus elogios, o livro não é perfeito. Teve coisas que me incomodaram também. Como o fato da Chiyo/Sayuri se apaixonar por um homem que conversou por apenas alguns minutos e continuar amando-o durante anos e anos sem vê-lo. Não é algo muito provável na vida real, certo? De qualquer maneira é um romance bonito.

Confesso que quando estava próxima do final fiquei com raiva da atitude que a protagonista tomou. Deu vontade de entrar no livro e gritar Por que você fez isso?!. Mas depois disso acontece coisas e mais coisas que vão deixar muitos de boca aberta de espanto ou de raiva ou seja lá o que for. O resultado disso tudo é um desfecho lindo e impressionante. Calma, eu explico. Reviravoltas acontecem. Após terminar a leitura refleti um pouco sobre a história e então compreendi o porquê da personagem ter feito aquilo. Acho que se eu estivesse no lugar dela também faria a mesma coisa.

Enfim, é um pacote completo. Ao lerem vocês irão conhecer um pouco da cultura japonesa, as consequências da Segunda Guerra Mundial e o mundo dessas moças de rosto pintado de branco acompanhados por uma narrativa incrível da Nitta Sayuri. Apesar da história dela ser ficcional, não deixa de mostrar uma parte da realidade de muitas gueixas do Japão.

Vale a pena conferir também o filme (tudo com um toque de Hollywood) que foi baseado no livro. Não chega a ser tão bom quanto a obra escrita, porém é legal ver por curiosidade. Infelizmente não encontrei um trailer legendado em português, apenas em inglês mesmo.


Editora: Imago
Autor(a): Arthur Golden
Título original: Memoirs of a Geisha
Número de páginas: 457

6 comentários:

  1. Bela resenha!
    Este é um livro muito bonito, eu gostei muito também, principalmente por ele ser este pacote completo, onde além de nos apreciarmos com uma linda história, também aprendemos a cultura japonesa!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  2. Excelente resenha!
    Não tenho muita vontade de ler o livro, mas a talita, administradora do blog também já leu eu acho e adorou.

    Um beijão, está de parabéns
    Jayme | www.livrosnapipoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jayme! Então a Talita tem um bom gosto, hahaha :p

      Beijoos

      Excluir
  3. Eu assisti esse filme, se não me engano foi na época do Rock in Rio. Mueito boa a resenha, está de parabéns. Hoje vi que você também é de Curitiba =D *Morrendo de frio =\

    Bjão \o \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada haha ^^
      Pois é né? Está chegando o inverno de VERDADE agora x_x

      Beijão

      Excluir