quinta-feira, 5 de julho de 2012

[Resenha]: Catching Fire - Livro Dois, de Suzanne Collins


Não leia a orelha do Em Chamas, contém spoilers indiretos lá (apenas na versão brasileira)! Estraga a grande surpresa do livro. Eu sei que está na forma implícita, mas de qualquer maneira você vai acabar entendendo. Reforçando: Se você é uma pessoa que odeia spoilers, não leia a sinopse que vem junto.

Se você ainda não leu The Hunger Games PARE POR AQUI. Compre ou empreste o livro imediatamente, leia e depois volte aqui! :D  

Segue abaixo o resumo da versão brasileira, porém com spoilers atrevidos omitidos editado por mim de uma forma meio tosca.

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. A Capital está furiosa. A Capital quer vingança.

Eu não sabia aonde a história iria chegar. Não estava esperando muito do livro, afinal o que mais iria acontecer depois que os Jogos Vorazes terminassem? Pois é, me enganei. A autora conseguiu me surpreender! Em Chamas seguiu um ritmo parecido com o do Jogos Vorazes, apesar da primeira parte ser meio enrolada...

O livro é bom sim, porém não consegui ficar grudada nele. Demorei para ler no início, mas depois da "grande surpresa" eu fiquei mais antenada. Algumas partes eram, sinceramente, meio entendiantes. Até mesmo quase no final eu diminuía um pouco o ritmo, mas é claro que nas últimas páginas li desesperadamente porque Suzanne Collins não é o tipo de autora que deixaria o desfecho sem graça. Enfim, no meu caso, o ritmo de leitura foi bem instável.  

Quem leu a minha resenha do The Hunger Games sabe que eu amo o casal Katniss e Peeta. Portanto neste bendito Catching Fire comecei a ter uma certa simpatia pelo Gale. Não que ele apareça muito no livro como o Peeta, mas de qualquer maneira complicou mais ainda o triângulo amoroso (e eu também). Pelo fato do Peeta ter mais destaque nesse livro, ainda prefiro ele. Quem sabe eu mude de ideia no Mockingjay.

Não se esqueça de ler o livro com MUITA atenção. Grave os nomes dos personagens que aparecerem e se lembre dos detalhes, pois tudo isso será muito útil ao longo da leitura.

Editora: Scholastic Press (Versão Americana)
Autor(a): Suzanne Collins
Número de páginas: 391
Onde eu comprei: Amazon

2 comentários:

  1. Estou lendo THG agora, e estou adorando! Espero que CF seja tão bom quanto. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Este livro demorei muito para ler. Achei bem enrolado, muito parado e por aí vai. Acho que foi a resenha mais "pesada" que já fiz hehe.

    Parabéns pela resenha.

    www.epidemiadelivros.com.br

    ResponderExcluir